Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pedalar na cidade - Revista Época

Em março de 2008 a revista Época publicou uma matéria bem bacana sobre o movimento pró bicicleta, que vem crescendo no Brasil e no restante do mundo a cada ano, mudando a cara das grandes cidades. Segue um trecho do artigo, mas que tiver um tempo, a matéria está aqui, na íntegra.

O Brasil tem a sexta maior frota do mundo de bicicletas, cerca de 75 milhões. Em cidades pequenas, onde o tráfego de automóveis não é problema, as bicicletas sempre foram um meio tradicional de transporte, mesmo sem pistas específicas para elas.

Bikes não poluem, não gastam energia elétrica e aliviam o trânsito – estima-se que numa via por onde passem 450 carros por hora caibam 4.500 pessoas pedalando. Numa pesquisa feita pelo Ibope em São Paulo em 2007, 34% dos entrevistados declararam que jamais usariam bicicleta no dia-a-dia, mesmo se houvesse incentivos, mas 36% disseram que a construção de ciclovias e bicicletários nos locais de trabalho ajudariam a convencê-los a trocar o carro pela bicicleta nos deslocamentos diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário