Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Implantação da terceira fase do Sistema Binário em Maringá

 Implantação da terceira fase do Sistema binário em Maringá ocorrerá no próximo domingo, dia 17 de janeiro de 2010.
Ciclista, fique atento!

Da acessoria de impresa da Prefeitura Municipal de Maringá

 A Secretaria de Transportes está realizando obras em canteiros das quatro avenidas que receberão o sistema binário nos próximos dias. Serão feitas 55 agulhas que permitirão a transposição dos veículos de um lado da avenida para outro, quando houver necessidade de conversão à esquerda ou direita.
     As obras para a transposição estão sendo realizadas primeiramente nas avenidas Duque de Caxias e Herval, que passarão a ter sentido único no próximo dia 17. Na próxima semana as avenidas São Paulo e Paraná recebem as agulhas para a preparação da mudança de sentido que ocorrerá a partir do dia 1º de fevereiro. As obras são realizadas por uma empresa vencedora da licitação e os recursos são do Fundo Municipal de Transportes.
     O secretário de Transportes, Walter Guerlles, explica que o cronograma de implantação dos binários poderá ser modificado. “Caso chova muito nos próximos dias as obras para a implantação das agulhas e a inversão dos semáforos podem ser prejudicadas. Dependemos do fator tempo, mas se tudo correr bem vamos iniciar o sistema Binário no dia 17 de janeiro e finalizar dia 1º de fevereiro”, diz Guerlles, informando que os locais para as implantações das agulhas foram selecionados com critério, “preservando o meio ambiente e evitando a retirada de árvores”.
     Além das agulhas e da mudança dos semáforos que já estão sendo efetuadas a rua Arthur Tomas terá o sentido invertido entre a avenida Herval e São Paulo, dando fluidez ao sistema  Binário, assim como ocorreu em ruas das Zonas 7 e 2.
     Nesta última etapa de alterações nas vias Guerlles pede atenção redobrada dos pedestres e ciclistas. “Vamos mexer com a rotina das pessoas que ao invés de olhar para os dois lados das avenidas na hora de atravessar a via precisarão observar apenas um sentido. Por isso para evitar acidentes a Setran vai intensificar a presença de agentes de trânsito na área central, reforçar a sinalização horizontal e vertical e colocar faixas nas vias orientando sobre as mudanças. Mas o principal é a colaboração dos motoristas que devem trafegar devagar e utilizar as agulhas somente quando houver necessidade de converter para a esquerda ou direita, e dos ciclistas e pedestres que devem estar atentos para atravessar as vias”, recomenda o secretário de Transportes.
     A partir do dia 17 de janeiro as quatro vias da avenida Herval terão sentido Colombo – Catedral, enquanto a avenida Duque de Caxias fará o sentido Catedral – Colombo. No dia 1º de fevereiro as alterações serão realizadas nas avenidas São Paulo – que passa a ter sentido Tiradentes – Colombo, e Paraná que fará sentido Colombo – Tiradentes.

Um comentário:

  1. O Sr secretário pede atenção redobrada de ciclistas e pedestres porque a política de mobilidade urbana em Maringá infelizmente prioriza apenas o carro como meio de transporte, ficando os ciclistas e pedestres marginalizados à insegurança, falta de espaço e desrespeito.

    (Fernando Manosso)

    ResponderExcluir