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quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto de lei em Maringá prevê instalação de estacionamentos de bicicletas pela cidade

Hoje foi publicado no Jornal de Maringá online matéria sobre um projeto de lei sobre a instalação de eatacionamento para bicicletas em Maringá.
(Matéria na integra, aqui)

A iniciativa é bem bacana, mas deverá ser acompanhada de um sistema cicloviário, com instalação de malha cicloviária, com ciclofaixas e ciclovias interligadas para que os usuários de bicicleta possam andar por toda Maringá com segurança. Deverá ter sinalização adequada, pavimentação e drenagem, entre outros. 

O texto denomina os estacionamentos de bicicletários, mas dependendo da quantidade de suportes a denominação é outra:
Paraciclos - estacionamento, com um número reduzido de vagas, para bicicletas em espaços públicos com dispositivos capazes de manter os veículos de forma ordenada e com o mínimo de segurança.
Bicicletário - estacionamento para bicicletas, com mais de 20 vagas, implantado junto a terminais de transporte, grandes indústrias e parques.

O que deverá ser observado neste projeto de lei é a forma como esses suportes serão instalados na cidade e como serão distribuídos entre si.

Os paraciclos devem ser escolhidos com base no espaço disponível, no nível de segurança necessário e, obviamente, no custo. Independentemente do modelo escolhido, o paraciclo deve:
1) Oferecer um ponto de apoio para o quadro ou para o garfo. Caso contrário, as rodas suportam todo o peso da bicicleta e podem se danificar facilmente.
2) Permitir que se prenda o quadro E a roda dianteira com um cadeado. Se apenas um desses elementos ficar preso, o outro se torna um alvo fácil para bandidos.


Onde instalar os paraciclos
Os paraciclos devem ser instalados em todos os lugares onde os ciclistas precisam  estacionar: ruas comerciais e entradas de edifícios públicos, escolas e prédios residenciais. Idealmente, os paraciclos devem estar localizados perto do destino do usuário. Geralmente instalados na frente dos edifícios, também podem ser posicionados nos fundos ou em alguma área livre, desde que o local seja seguro. Em ruas comerciais, os paraciclos podem ser instalados na calçada ou na própria rua, após a última vaga de estacionamento para automóveis. Em um mundo ideal, bicicletários dentro de estacionamentos cobertos oferecem o máximo de segurança, além de manter os selins secos para os ciclistas no final do dia!

*baseado em texto de Carlos Teixeira em www.cicloviavel.org.

 

Mais informações sobre a instalação de estacionamento para bicicletas, clique aqui.


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