bicicletada em Maringá A Bicicletada é um movimento no Brasil e no exterior a favor dos direitos dos ciclistas nas cidades. Tem como objetivo divulgar a bicicleta como um meio de transporte alternativo aos automóveis e criar condições favoráveis a utilização nas cidades.
Pesquisar este blog
terça-feira, 21 de julho de 2009
manifesto
Nos ajude a recolher assinaturas de um manifesto a favor de melhorias nas condições de uso da bicicleta com meio de transporte em Maringá.
Convoque vizinhos, amigos, colegas de trabalho e peça ajuda de todos.
Para baixar o arquivo completo para imprimir e recolher assinaturas, clique aqui.
Abaixo, um trecho do manifesto:
Manifesto para Viabilização de Bicicletas como Modo de Transporte para Maringá
POR UMA POLÍTICA MUNICIPAL PARA BICICLETAS
É desnecessário que lembrar que todo cidadão tem direito à mobilidade, ao compartilhamento do espaço destinado ao trânsito, à saúde pública, à redução de acidentes, à manutenção da saúde, à preservação do meio ambiente. A uso da bicicleta implementa com custos muito baixos todos estes direitos da população.
É necessário desenvolver uma nova política para transporte que inclua e integre de todos os modais de transporte. Não só o cidadão ciclista fica abandonado com os problemas gerados por políticas de transporte ultrapassadas.
Pontos básicos a tratar:
1. Promover cursos e campanhas sobre segurança no trânsito para ciclistas, que inclua noções básicas de mecânica e urbanismo, em Escolas municipais.
2. Imediata construção de malha de ciclofaixas e ciclovias , fazendo interligações nos principais pontos da cidade. Não basta existir somente uma ciclovia em uma avenida, esta deve ser interligada com outras ciclofaixas e ciclovias para que o ciclista possa se deslocar de um ponto a outro da cidade com segurança.
3. Localizar e ouvir técnicos sobre a situação atual.
4. Aperfeiçoamento de técnicos especializados em bicicleta como modo de transporte. Incluir funcionários públicos que já trabalham no assunto.
5. Estabelecer dois níveis de técnicos ligados aos assuntos da bicicleta: os de campo, que deverão ser ciclistas e os internos ( corpo técnico. Arquitetos, urbanistas e especialistas em trânsito).
6. Procurar estabelecer um cronograma de trabalho ligado à realidade existente do ciclista e de funcionários públicos que já estão engajados no assunto bicicletas / ciclistas. Evitar forçar situações de cima para baixo, ou tecnocratas.
7. Criação de pasta relacionada aos assuntos da bicicleta ligada ao Secretaria dos Transportes.
8. Criação de Comissão de Assuntos da Bicicleta Municipal. Será de sua competência: centralizar dados de forma que haja facilidade de pesquisa; auxílio no desenvolvimento de novos projetos e facilidades;
9. Promover campanhas sobre o Segurança no Trânsito para Ciclistas e Veículos Sobre Rodas a Propulsão Humana
10. Criação de ciclovias ou de estradas parque turísticas intermunicipais. Revitalizar a ciclovia Maringá/ Paiçandu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário