Ciclista
Introdução
Este guia foi criado pelo Detran-RS, DET- Divisão de Educação no Trânsito, não somente porque é nossa responsabilidade garantirmos sua segurança no trânsito, mas porque é nossa prioridade disseminar e conscientizar, ciclistas, motoristas e pedestres, da necessidade de se exercer nossos direitos e deveres no trânsito. Bem como da importância da bicicleta como meio de locomoção e lazer. Contribuindo assim, para a construção de um trânsito mais humano e seguro, com base em valores sociais essenciais para o convívio em sociedade.
Histórico
No ano de 1790, o francês M. de Sivrac, inventou a primeira bicicleta e denominou-a de Celerífer . Ela era feita de madeira e impulsionada com os pés. Não tinha pedais. Com a evolução, a bicicleta teve outras denominações: 1816 - França - Celerípede 1818 - Alemanha - Lafraschine (biciclo) 1861 - França - Velocípede - Primeira bicicleta funcional com pedais. Utilizada na Europa e nos Estados Unidos em eventos esportivos. 1885 - Polônia - Bicicleta de Segurança.
A Bicicleta no Brasil
Em 1898, a bicicleta foi trazida pelos Barões do Café. Como na Europa, as competições ciclísticas estavam em voga e divertiam a classe privilegiada. Ao povo, restava apenas assistir às competições. Somente em 1948, as bicicletas começaram a ser fabricadas no Brasil pela fábrica Caloi e tornaram-se populares.
Atualidade
Atualmente, a bicicleta é utilizada em larga escala pelo mundo inteiro. Nos países como a China e a Holanda, ela é utilizada como meio de locomoção no trânsito. Na Itália, o ciclismo é um esporte bastante exercitado. No Brasil não é muito diferente. Nós utilizamos a bicicleta como forma de lazer, modalidade esportiva e locomoção. Em algumas cidades como Volta Redonda (RJ) e no estado de Santa Catarina, a bicicleta é muito utilizada como meio de locomoção por trabalhadores e estudantes. Contudo, este deslocamento no trânsito tem gerado conflitos entre ciclistas, pedestres e motoristas causando preocupação para os governos. O número de acidentes tem aumentado significativamente. Diante disso, devemos nos conscientizar e buscar alternativas que previnam tais tentados.
Estatística
ACIDENTES EM GERAL
- Total de acidentes de janeiro a dezembro de 2001 = 567 Total de acidentes de janeiro e fevereiro de 2002 = 94 - Total de vítimas fatais de janeiro a dezembro de 2001= 697 Total de vítimas fatais de janeiro e fevereiro de 2002 = 122
- Total de veículos envolvidos de janeiro a dezembro de 2001 = 911 Total de veículos envolvidos de janeiro e fevereiro de 2002 = 148
ACIDENTES COM BICICLETAS
- Número de acidentes de janeiro a dezembro de 2001 = 57 Número de acidentes de janeiro e fevereiro de 2002 = 8
- Número de vítimas fatais de janeiro a dezembro de 2001 = 59 Número de vítimas fatais de janeiro e fevereiro de 2002 = 8
- Número de bicicletas envolvidos de janeiro a dezembro de 2001 = 58 Número de bicicletas envolvidos de janeiro e fevereiro de 2002 = 8
Fonte: Pesquisa de acidentes com vítimas fatais nas rodovias gaúchas - Banco de Access
Curiosidades
Você sabia?
Que Leonardo da Vinci, no séc. XV, já havia desenhado a bicicleta de forma avançada, com correntes e pedais? Mesmo assim, as primeiras bicicletas, surgiram no séc. XIX , eram de madeira e impulsionadas com os pés.
Que apenas as pessoas de nível social elevada a utilizavam, por ser um artigo muito caro?
Que em 1840 um escocês introduziu ao eixo da roda traseira duas bielas, e que este mesmo escocês foi preso e condenado por atropelar um menino, no mesmo ano?
Que em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, para não se misturarem as charretes e carroças? Surgem assim as primeiras ciclovias.
Que o ciclismo como modalidade esportiva existe há muito tempo?
Que nas Olimpíadas de Atenas, em 1896, as bicicletas pesavam 16kg?
Que a primeira viagem de longa distância de bicicleta foi em 1900e que foram percorridos 52.286km? Que no Brasil a cidade com maior número de bicicletas por habitantes é Volta Redonda no Rio de Janeiro?
O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E SUAS DETERMINAÇÕES
O Atual Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Instituindo direitos e deveres a este. Quando falamos em direitos e deveres, não estamos falando simplesmente de normas, muito menos em punições, mas de uma nova cultura para um trânsito seguro.
Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
Artigo 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver Ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Capítulo IV - DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS
Artigo 68, § 1º nos fala que: "O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres".
Capítulo IX - DOS VEÍCULOS
Seção I Artigo 96, classifica a bicicleta como veículo de propulsão humana (impulsionado pelo homem) e de transporte de passageiros.
Seção II Artigo 105, inciso VI, equipamentos obrigatórios para a bicicleta:
- campainha; - sinalização noturna dianteira (dispositivo retrorefletor na cor branca ou amarela); - sinalização noturna traseira (dispositivo retrorefletor na cor vermelha); - sinalização noturna lateral e nos pedais (de qualquer cor); - espelho retrovisor ao lado esquerdo.
Resolução 46/98-CONTRAN, que estabelece os equipamentos de segurança obrigatórios para as bicicletas conforme disciplina o art. 105, VI do Código de Trânsito Brasileiro e art. 5º da Resolução nº 14/98.
As 12 Pedaladas do ciclista
Dicas para você ciclista dar boas pedaladas:
1. Use equipamentos de segurança: capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras e joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas. 2. Equipe sua bicicleta com equipamentos obrigatórios de segurança, são eles: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais. 3. Respeite sempre o pedestre, não transite pelas calçadas, dê preferência de passagem a ele, quando estiver atravessando a via, seja na faixa a ele destinada ou não. Lembre-se ele é mais frágil! 4. Respeite sempre a sinalização, (semáforos, faixas de segurança e placas de regulamentação). 5. Circule onde houver ciclofaixas ou ciclovias. Caso contrário, ande sempre pela direita da via junto ao meio-fio e no mesmo sentido desta. 6. Cuidado nas conversões e cruzamentos, estes são os locais de maior índice de acidentes. 7. Sinalize sempre a intenção de realizar alguma manobra. 8. Evite ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias). 9. Cuidado com veículos estacionados, uma porta pode se abrir a qualquer momento! 10. Atenção com saídas de garagem. 11. Mantenha fila única quando estiver em grupo. 12. Use a bicicleta para percursos de média distância.
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