PEDALE A FAVOR
Para ser respeitado, é preciso respeitar (e estamos falando de tudo: leis, motoristas, motociclistas, carros e outros bikers) e saber como se portar nesse mundão de veículos fumegantes. Também é preciso ter a humildade de reconhecer que todos estamos sujeitos a acidentes, e usar os equipamentos de segurança necessários para proteger seu precioso corpo. A seguir, um guia das atitudes ciclisticamente corretas.
» VAMOS NESSA
Primeiro, teste sua rota no fim de semana, para ter uma idéia do tempo e esforço envolvidos. Procure caminhos alternativos, com menos trânsito e menor velocidade dos carros. Por mais que este trajeto alternativo leve uns minutos a mais, vale a pena. A lógica da bicicleta não é a lógica do carro ou da moto. O objetivo é o deslocamento com qualidade, e não o acelera-pára-buzina-e-xinga dos motorizados. Fique de olho em atalhos e desvios que podem se abrir agora para você.
» O VEÍCULO É VOCÊ
As leis de ciclismo variam de cidade para cidade, mas todas consideram a bicicleta veículo ou ditam que os ciclistas têm os mesmos direitos dos motoristas. Isso quer dizer que os outros motoristas devem considerá-lo como outro carro, e também que você precisa respeitar as leis de trânsito. Sempre sinalize com as mãos quando for dobrar uma esquina ou quando for seguir reto numa rua em que muitos carros viram à direita. Respeite as preferenciais (inclusive nas rotatórias) e agradeça as gentilezas dos motoristas. Isso reforça o comportamento bacana deles.
» FALANDO NISSO
Se não houver uma faixa de ciclistas, fique do lado direito da pista da direita, a pelo menos meio metro do meio-fio (para ter uma "área de escape" e para forçar os carros a te ultrapassarem pela faixa da esquerda, em vez de te espremerem contra a calçada). Além disso, se você ficar muito perto da guia, qualquer desequilíbrio pode causar um tombo. Se a pista for estreita demais ou você estiver indo na mesma velocidade que o tráfego, sinta-se à vontade para pegar a pista para si. Tenha em mente que é muito fácil você "sumir" da vista do motorista por causa dos pontos "cegos" da coluna do carro. Certifique-se que você está visível ao motorista e fique sempre no meio da faixa ao passar por cruzamentos. Nas avenidas de mão única com faixa exclusiva para ônibus, a lei permite que você ande pela faixa ao lado. Fique a um metro dos carros estacionados. Você nunca sabe quando alguém abrirá uma porta de uma hora pra outra.
» NÃO, NÃO E NÃO
Não ande pela calçada. É lugar de pedestres e você já deixou de ser criança. Não atravesse a faixa de pedestres pedalando. Você deve descer da bike e empurrá-la ao seu lado. Não ande em ziguezague pelas ruas, em hipótese alguma. Não mude de pistas sem avisar (indicar com o braço). Não passe em semáforo vermelho. Mais da metade dos acidentes com bike ocorrem nessa situação. Você pode não ter tempo hábil para escapar de um motorista que passou no amarelo. Não tente medir forças com moto, carro ou ônibus. Você é o único que não tem motor. Não ultrapasse quem vai te ultrapassar lá na frente. Ultrapassar carros para que eles te ultrapassem no próximo quarteirão irrita os motoristas. Não use walkmans ou fones de ouvido. Estar atento aos sinais da rua é vital para sua sobrevivência.
» TRANQUE TUDO
Usar uma bicicleta deixa de ser econômico caso ela seja roubada, o que acontece com cerca de 50 mil ciclistas por ano nos EUA e na Holanda. Tranque sua magrela e equipamentos muito bem para não precisar se preocupar em como voltar para casa. Escolha um ponto bem visível e acorrente bem sua bike em alguma coisa segura que não possa ser removida e sobre a qual a bicicleta não possa ser erguida. Prenda a bike em dois lugares: use uma trava ligando a roda da frente, o quadro e o lugar onde está prendendo tudo, e passe uma corrente com cadeado por ambas as rodas, o quadro, a trava e em volta de um objeto fixo. Nossa escolha: o da Luma, com chave e suporte para pendurá-lo no canote (R$ 29, www.fastrunner.com.br). Não deixe a corrente muito frouxa. Isso dificulta a interferência de ladrões.
» EQUIPAMENTOS
Capacete não é coisa de "prego", ao contrário: quem está por fora é aquele que não protege devidamente a cachola com um modelo certificado. Luvas não são indispensáveis, mas podem preservar um bife da sua mão no caso de um tombo. Óculos protegem contra ciscos que podem causar acidentes. As roupas devem ser claras, para que os motoristas te enxerguem. Luzes dianteiras e traseiras são essenciais, fundamentais, indispensáveis nos trajetos noturnos. Espelho retrovisor: é meio cafona, mas ajuda bastante no trânsito. Se optar por não usar, olhe sempre por cima do ombro antes de mudar de faixa ou virar uma esquina. Leve sempre um kit de reparo com câmara, bomba e chave allien, além de documentos e um telefone para contato em caso de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário