Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Maringá está presente em convenção do Rio.




Texto retirado do Jornal do Povo online

Hoje é o último dia, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana. A prefeitura de Maringá está participando do evento.
Esta é a primeira vez que o evento foi realizado na América Latina, quando prefeitos, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas estão debatendo o tema mobilidade, um dos mais urgentes desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos.
A convenção visa repensar os modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, não apenas no que diz respeito à mobilidade, ao ir e vir, mas também quanto à preservação ambiental, segurança veicular, acessibilidade dos passageiros portadores de necessidades especiais e outros temas correlatos.
A responsabilidade pela organização da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana é do Centro de Transporte Sustentável e da equipe do Challenge Bibendum, da Michelin, um esforço conjunto do setor automobilístico para disponibilizar informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos aos representantes das classes política e econômica e aos formadores de opinião, com vistas a uma mobilidade rodoviária mais econômica, limpa, segura e fluída.
A cerimônia de abertura contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Durante a convenção, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, falará sobre o desafio da mobilidade para as cidades; Eduardo Paes debaterá sobre Rio de Janeiro prepara a mobilidade do futuro; José Luis Moscovich, diretor executivo da Autoridade de Transporte do Condado de São Francisco, Califórnia, falará sobre São Francisco : Bicicletas e pedestres no mundo motorizado; Jorge Kogan, assessor sênior de Transportes da Corporação Andina de Fomento, abordará o tema Observatório de Mobilidade Urbana da América Latina e Orlando Strambi, da Universidade de São Paulo e Luis Antonio Lindau, presidente do Centro de Transporte Sustentável do Brasil debaterão sobre Mobilidade Sustentável: o que é importante saber para tomar decisões.
No dia do encerramento, Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, falará sobre Mobilidade Sustentável e Meio-Ambiente; Susana Kahn Ribeiro, secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente abordará O impacto da mobilidade urbana nas mudanças climáticas; Linamara Battistella, secretária do Direito das Pessoas com Deficiências de São Paulo, e Mara Gabrilli, vereadora de São Paulo, falarão sobre Acessibilidade e Inclusão: cidade para todos; Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, abordará Desafios da mobilidade em uma mega cidade; Jaime Lerner, arquiteto e ex-governador do Paraná, falará sobre Transporte Integrado como eixo de desenvolvimento de uma cidade e Enrique Peñalosa, Presidente do Institute for Transportation and Development Policy abordará Mobilidade para uma cidade social e ambientalmente sustentável.

Um comentário:

  1. Que engraçado, a prefeitura vai participar deste evento no RJ e ninguém da SETRAN participa do Eixo mobilidade na Conferencia da Cidade realizada aqui semanas atrás!!!

    Certamente a prefeitura vai lá pra talvez apresentar algumas técnicas de mudança de sentido em ruas como solução para o trânsito!

    Fernando Manosso

    ResponderExcluir