Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Um passo a frente e você não está no mesmo lugar...

Quinta feira passada ocorreu a Conferência Municipal das Cidades, conforme mencionado no post anterior.

Estiveram presentes participantes da bicicletada no grupo de discussão sobre sistema viário e acessibilidade.

Foi feita proposta de implantação de malha cicloviária para permitir a mais pessoas o direito ao acesso a cidade. A proposta foi votada e  aprovada pela maioria dos participantes presentes. Agora a proposta será levada para a Conferência Estadual das Cidades.

Paralelo a Conferência, neste momento em Maringá está em andamento a alteração da Lei Municipal do Sistema Viário. É o momento de sugerirmos aos vereadores a criação de uma  malha cicloviária segura e eficiente para deslocamento por toda a cidade.

Conforme resultado do I Desafio Intermodal* realizado em Maringá em setembro deste ano, dentre vários  meios de transporte utilizados todos os dias na cidade  a bicicleta demonstrou ser o equipamento  mais eficiente, rápido e com menor custo para deslocamento de um ponto a outro da Cidade Canção, mesmo na hora do rush.

Sendo assim, nada mais coerente para a cidade que implementar um sistema que torne viável a mais pessoas a utilização da bicicleta como meio de transporte. Torna a cidade mais humana, democrática, com habitantes mais saudáveis e trânsito fluido.


* Desafio Intermodal é uma atividade para avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte disponíveis na cidade. O desafio não é uma competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro.

Diversos meios de transporte ( bicicleta, automóvel de uso particular, patins, motocicleta e ônibus) partem de um mesmo ponto no mesmo horário até um outro ponto da cidade determinado. O deslocamento até o destino é traçado pelos próprios participantes, sendo determinado somente o ponto de partida e chegada. Desta forma estarão reproduzindo os deslocamentos cotidianos de milhares de pessoas na cidade.


A partir disso são feitas análises objetivas e subjetivas das dificuldades enfrentadas por cada participante durante o trajeto, as características de cada um e sugestão de melhorias para o trânsito como um todo.

Esse evento também é realizado em várias outras cidades do Brasil (Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre) e do mundo (Nova York, Edimburgh, Manchester).

 




Relatório completo do I Desafio Intermodal em Maringá  
clique aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário